TCU recebe apoio do governador do Rio de Janeiro para a realização de congresso internacional

Rio de Janeiro já recebeu a Copa do Mundo, a Rio+20 e as Olimpíadas.
comite

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, recebeu o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo na última quinta-feira (2/9), no Palácio Guanabara, na capital fluminense. O ministro Vital foi até Castro em busca de parceria e apoio para a realização do XXIV Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Incosai), que será realizado na cidade do Rio entre 7 e 11 de novembro de 2022.

O ministro destacou a reconhecida experiência do Estado do Rio de Janeiro na realização de grandes eventos internacionais, a exemplo da Copa, Rio+20, Olímpíadas, Jornada Mundial da Juventude, entre outros. E reforçou o carisma e a receptividade do povo carioca em acolher estrangeiros nos mais variados momentos e situações.

Em tom receptivo, Cláudio Castro ressaltou a importância da realização de um evento internacional como o Incosai na capital do Estado, momento em que comitivas de mais de 190 países debaterão formas de aprimorar a atuação de suas instituições na fiscalização dos recursos públicos. O governador também se prontificou a colaborar com o sucesso do congresso, em especial com a segurança e com o fornecimento de instalações públicas do estado para a realização de diferentes atividades incluídas na programação.

Para selar o compromisso, um acordo de cooperação entre o TCU e o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai ser celebrado nos próximos dias.

Cooperação com a Prefeitura do Rio – Ainda na gestão do ministro José Mucio Monteiro, um acordo de cooperação foi firmado entre o Tribunal e a Prefeitura do Rio. Neste acordo, a Prefeitura do Rio se comprometeu em prover o local do congresso, o Centro de Convenções SulAmérica. Os termos da cooperação foram referendados em abril deste ano, já na gestão da ministra Ana Arraes, com o atual prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Com a ratificação do  acordo , a Prefeitura do Rio também se comprometeu a oferecer instalações públicas para a realização das diversas atividades que integram o congresso. Batedores da Guarda Municipal também vão acompanhar os deslocamentos entre os locais do evento. A programação cultural também estará a cargo da Prefeitura do Rio. 

O Congresso – A realização do Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Incosai) inaugura as atividades do TCU à frente da Presidência da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai). A 24ª edição do Incosai será norteada por dois temas: “O trabalho das Entidades de Fiscalização Superior no contexto da calamidade pública” e “Voz global, resultado global e impacto de longo alcance”.

Em carta aos participantes, a presidente Ana Arraes reforçou que a realização do evento e a liderança da Intosai implicam benefícios que vão além da integração e da troca de experiências. Para a ministra, o Incosai “proporciona o desenvolvimento de ferramentas e de iniciativas que, no longo prazo, beneficiam a organização e a comunidade como um todo”.

De acordo com a presidente, o congresso vai ocorrer em um “momento crucial”, já que a pandemia de Covid-19 não está totalmente superada, o que reforça a importância da cooperação internacional e da união das EFS de diferentes países em busca de soluções que têm de ser adotadas de forma conjunta.

plugins premium WordPress

Ministra

Ana Arraes

Presidente do Tribunal de Contas da União – Brasil (TCU)

É com grande satisfação e honra que o Tribunal de Contas da União sedia, no Rio de Janeiro, o XXIV Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores, a ser realizado em novembro de 2022.

O encontro acontece em um momento crucial. O mundo foi severamente atingido pela pandemia da Covid-19. Neste cenário, embora ainda não haja prazo para a crise ser totalmente superada, a importância da cooperação internacional se destaca cada vez mais.

Essa é uma crise que não tem fronteiras e, consequentemente, as soluções para resolvê-la também não podem ser realizadas de forma isolada. Juntos, podemos trabalhar e contribuir concretamente para atender com mais assertividade e qualidade às demandas de nossas sociedades.

O Incosai reúne, a cada três anos, representantes das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) de todo o planeta, para uma semana de debates e intercâmbio de melhores práticas. O objetivo das discussões é o aprimoramento do controle externo e da auditoria pública em um mundo em constante transformação.

Os desafios são muitos, mas acredito firmemente no sucesso do Congresso, sob a liderança do TCU, para ouvir a voz de todos e compartilhar os resultados com vistas ao benefício mútuo.
A realização do evento e a liderança da Intosai implicam benefícios que vão além da integração e da troca de experiências. Esse é um encontro que proporciona o desenvolvimento de ferramentas e de iniciativas que, no longo prazo, beneficiam a organização e a comunidade como um todo.

Frente a esse cenário desafiador, mas promissor, faço um convite a todas as EFS: envolvam-se, participem e tragam suas visões, dúvidas e dificuldades para o debate do XXIV Incosai.
Esta é uma oportunidade ímpar de ampliar a voz global da Intosai!

Estou segura de que a cooperação, o esforço conjunto e o empenho da nossa comunidade internacional de auditoria pública resultarão em um Congresso bem-sucedido, que gerará resultados concretos para os cidadãos de todo o mundo!

Ministra

Ana Arraes

President of the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU)

It is with great pleasure and honor that the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU) hosts the XXIV International Congress of Supreme Audit Institutions, to be held in November 2022, in Rio de Janeiro.

The event takes place at a crucial time. The world has been severely impacted by the Covid-19 pandemic. Even though we still cannot predict when this crisis will be overcome, this scenario highlights even more the importance of international cooperation.

This crisis has no borders and, consequently, the solutions to solve it cannot be carried out individually. By standing together we can work and contribute concretely to meet the demands of our society with more assertiveness and quality.

Every three years, INCOSAI gathers representatives of Supreme Audit Institutions from around the world for a week of debates and exchange of best practices. These discussions aim to improve external control and public auditing in a world in constant transformation.

The challenges are many, but I firmly believe that under the TCU’s leadership the Congress will succeed in listening to the voice of all and sharing the results, with a mutual benefit in mind.

The upcoming event and INTOSAI’s leadership imply benefits that go beyond integration and the exchange of experiences. This is a meeting that provides the development of tools and initiatives that, in the long run, benefit the organization and the community as a whole.

Given this challenging but promising scenario, I extend an invitation to all SAIs: get involved, participate and bring your visions, doubts and difficulties for debate at the XXIV INCOSAI.

This is a unique opportunity to amplify INCOSAI’s global voice!

I am confident that the cooperation, joint effort and commitment of our international public audit community will result in a successful Congress that will bring forth concrete results for citizens around the world!
Minister Ana Arraes, President of the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU