Brasil lidera auditoria global que avaliará ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas

O desenvolvimento do ClimateScanner é liderado pelo Tribunal de Contas da União. A ferramenta consolidará informações sobre atuação dos países em função do aquecimento global

11/07/2022

As mudanças climáticas são tema de relevância mundial. Emissão de gases de efeito estufa, derretimento de geleiras, queimadas, desmatamentos e remanejamento de recursos hídricos são alguns dos problemas que precisam ser enfrentados não só pelo Brasil, mas por todo o mundo. Pensando nisso, o TCU, como integrante do Grupo de Trabalho da Auditoria Ambiental da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), propõe o ClimateScanner, que possibilitará auditoria global das ações governamentais relacionadas ao enfrentamento da crise do clima.  

O ClimateScanner surge em momento-chave, quando o Brasil assume a presidência da Intosai. Atualmente, a organização reúne mais países-membros do que a Organização das Nações Unidas (ONU) e tem relevante papel internacional: apoiar as instituições fiscalizadoras a aprimorarem o controle dos gastos públicos em seus países, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida das populações.  

A ferramenta já foi apresentada a diversas instituições multilaterais. Em missões oficiais, representantes do Tribunal de Contas da União vêm se reunindo com autoridades do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), por exemplo.  

“Infelizmente, nos últimos anos, o Brasil passou a ser malvisto por não lidar de forma eficiente com o tema das mudanças climáticas. Precisamos, urgentemente, retomar a seriedade e a importância do assunto. Nós, no TCU, acreditamos que esta é a oportunidade de recuperar a liderança e o respeito que sempre tivemos quando falamos em meio ambiente”, destaca o presidente em exercício, ministro Bruno Dantas.  

 

LANÇAMENTO

O ClimateScanner será lançado durante a XXIV Assembleia Geral das Instituições Superiores de Controle (Incosai), que começou hoje e vai até o dia 11 de novembro, no Rio de Janeiro.  

A assembleia reúne representantes dos mais de 196 membros que compõem a Intosai. O cronograma prevê, em 2023, o desenvolvimento da ferramenta e testes, com países de diversas regiões do planeta. A execução e a divulgação de resultados estão previstas para 2024.  

“Os governos têm, muitas vezes, a intenção de mostrar uma ‘foto’ bonita sobre a atuação em mudanças climáticas. Entretanto, as instituições de controle têm a missão de realizar avaliações independentes sobre os governos de seus países. Estamos montando uma rede com essas instituições associadas à Intosai para avaliar as informações apresentadas pelos países. Serão esses entes que irão preencher os dados desse scanner mundial”, explica Dantas.  

 

O TEMA NA INTOSAI  

O assunto mudança climática integra o Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental (WGEA, na sigla em inglês). O WGEA foi criado em 1992 e conta, atualmente, com mais de 80 instituições superiores de controle. O objetivo é apoiar as organizações fiscalizadoras nas atividades de auditoria ambiental e na área de mudança do clima.  

Em 2021, o WGEA conduziu, junto a 68 instituições de controle, a 10ª Pesquisa em Auditoria Ambiental, processo realizado a cada três anos, para mapear a situação global em termos de prática de auditorias ambientais no setor público. O tema “clima, ar e atmosfera” foi apontado como o tópico mais relevante em meio ambiente para os trabalhos nos próximos anos.  

O próximo plano de trabalho do grupo, aprovado na XXI Assembleia Geral do WGEA para o período 2023-2025, está estruturado em dois eixos: a) clima e biodiversidade; e b) economia verde. O eixo de clima e biodiversidade já prevê a realização da iniciativa global ClimateScanner como um de seus principais projetos.  

SOBRE A INTOSAI  

Fundada em 1953, a Organização Internacional de Instituições Superiores de Controle (Intosai) é organização autônoma, independente e não política, que reúne, atualmente, mais de 196 membros. É o ponto de encontro das instituições superiores de controle do mundo e a emissora de normas internacionais de auditoria do setor público. Funciona como fórum de debate e troca de conhecimento e experiências entre os países. A Intosai representa a voz de cada instituição de controle externo na comunidade internacional.  

SOBRE A INCOSAI  

A Assembleia Geral das Instituições Superiores de Controle (Incosai) é o órgão máximo da Intosai. Esse encontro deliberativo ocorre a cada três anos. Em 2022, a Incosai está sendo realizada no Rio de Janeiro, de 7 a 11 de novembro. Durante a Incosai, o Brasil, por meio do TCU, assume a presidência da Intosai.  

plugins premium WordPress

Ministra

Ana Arraes

Presidente do Tribunal de Contas da União – Brasil (TCU)

É com grande satisfação e honra que o Tribunal de Contas da União sedia, no Rio de Janeiro, o XXIV Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores, a ser realizado em novembro de 2022.

O encontro acontece em um momento crucial. O mundo foi severamente atingido pela pandemia da Covid-19. Neste cenário, embora ainda não haja prazo para a crise ser totalmente superada, a importância da cooperação internacional se destaca cada vez mais.

Essa é uma crise que não tem fronteiras e, consequentemente, as soluções para resolvê-la também não podem ser realizadas de forma isolada. Juntos, podemos trabalhar e contribuir concretamente para atender com mais assertividade e qualidade às demandas de nossas sociedades.

O Incosai reúne, a cada três anos, representantes das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) de todo o planeta, para uma semana de debates e intercâmbio de melhores práticas. O objetivo das discussões é o aprimoramento do controle externo e da auditoria pública em um mundo em constante transformação.

Os desafios são muitos, mas acredito firmemente no sucesso do Congresso, sob a liderança do TCU, para ouvir a voz de todos e compartilhar os resultados com vistas ao benefício mútuo.
A realização do evento e a liderança da Intosai implicam benefícios que vão além da integração e da troca de experiências. Esse é um encontro que proporciona o desenvolvimento de ferramentas e de iniciativas que, no longo prazo, beneficiam a organização e a comunidade como um todo.

Frente a esse cenário desafiador, mas promissor, faço um convite a todas as EFS: envolvam-se, participem e tragam suas visões, dúvidas e dificuldades para o debate do XXIV Incosai.
Esta é uma oportunidade ímpar de ampliar a voz global da Intosai!

Estou segura de que a cooperação, o esforço conjunto e o empenho da nossa comunidade internacional de auditoria pública resultarão em um Congresso bem-sucedido, que gerará resultados concretos para os cidadãos de todo o mundo!

Ministra

Ana Arraes

President of the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU)

It is with great pleasure and honor that the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU) hosts the XXIV International Congress of Supreme Audit Institutions, to be held in November 2022, in Rio de Janeiro.

The event takes place at a crucial time. The world has been severely impacted by the Covid-19 pandemic. Even though we still cannot predict when this crisis will be overcome, this scenario highlights even more the importance of international cooperation.

This crisis has no borders and, consequently, the solutions to solve it cannot be carried out individually. By standing together we can work and contribute concretely to meet the demands of our society with more assertiveness and quality.

Every three years, INCOSAI gathers representatives of Supreme Audit Institutions from around the world for a week of debates and exchange of best practices. These discussions aim to improve external control and public auditing in a world in constant transformation.

The challenges are many, but I firmly believe that under the TCU’s leadership the Congress will succeed in listening to the voice of all and sharing the results, with a mutual benefit in mind.

The upcoming event and INTOSAI’s leadership imply benefits that go beyond integration and the exchange of experiences. This is a meeting that provides the development of tools and initiatives that, in the long run, benefit the organization and the community as a whole.

Given this challenging but promising scenario, I extend an invitation to all SAIs: get involved, participate and bring your visions, doubts and difficulties for debate at the XXIV INCOSAI.

This is a unique opportunity to amplify INCOSAI’s global voice!

I am confident that the cooperation, joint effort and commitment of our international public audit community will result in a successful Congress that will bring forth concrete results for citizens around the world!
Minister Ana Arraes, President of the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU