Compromisso com a cooperação e premiação marcam jantar de encerramento da Incosai 2022
11/11/2022

“Concluiremos este Congresso com projetos que, espero, nos ajudem a fomentar a cooperação entre nossas instituições e a impulsionar nossa atuação para que possamos oferecer resultados impactantes de nosso trabalho, para que possamos contribuir para melhorar as políticas públicas e fortalecer a prestação de contas”, afirmou o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, no jantar de encerramento da edição do Rio da Assembleia Geral da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai 2022).
Em seu discurso, o ministro Bruno Dantas reforçou a importância da Declaração do Rio que, divulgada na sexta-feira (11/11), firmaria o entendimento e o compromisso da comunidade com dois temas de importância debatidos durante a assembleia geral. “A capacidade de resposta das instituições superiores de controle a questões de emergências e o potencial para promover e fortalecer ainda mais a voz global da Intosai alavancada pela auditoria governamental e cooperação internacional”, explicou os dois assuntos destacados.
Ao final, o ministro Bruno Dantas agradeceu a todos os participantes e colocou o “Tribunal de Contas da União e a Presidência da Intosai à disposição para um diálogo permanente, bem como para fortalecer a cooperação entre os membros da Intosai e com organismos multilaterais”.
Em seguida, houve a tradicional cerimônia de entrega de prêmios, concedida a instituições e personalidades que se destacaram internacionalmente na promoção de atividades da Intosai.
Um dos prêmios – o Jörg Kandutsch de 2022 – foi entregue pela secretária-geral da Intosai, Margit Kraker, ao U.S. Government Accountability Office (GAO), instituição superior de controle dos Estados Unidos homenageada da noite. O auditor-geral do GAO, Gene Donaro, recebeu o prêmio pela instituição.
Em seu anúncio, Kraker ressaltou que a decisão unânime do júri pelo GAO se deu não somente pelos trabalhos realizados nos últimos três anos, mas pelos vários anos em que o GAO “vem prestando excelentes serviços para a auditoria governamental em geral e, em particular, para a comunidade da Intosai”.

Conheça as outras premiações e os homenageados da noite:
Prêmio de Excelência em Capacitação Kimi Makwetu 2022, entregue pelos representantes do Comitê de Política, Finanças e Administração (PFAC), Hussan Al-Angari, e do CBC, Comitê de Desenvolvimento de Competências (CBC), Tsakani Maluleke:
- Iniciativa de Desenvolvimento da Intosai (IDI).
Prêmio Elmar B. Staats 2022, entregue pelo vice-presidente do PFAC e auditor-geral do GAO, Gene Donaro:
- More Effective Audit Work: Insights From Behavioral Economics(tradução livre: Trabalho de auditoria mais eficaz: insights da economia comportamental), escrito por Loren Yager, Ph.D., do Centro para Excelência em Auditoria do GAO.
- Auditing Gender Equality: An Opportunity For SAIs To Make A Difference And Lead By Example(tradução livre: Auditoria da igualdade de gênero: uma oportunidade para as SAIs fazerem a diferença e liderarem pelo exemplo), por Jane Fuller, associada, e Marie-Hélène Bérubé, diretora do Programa Sênior da Canadian Audit & Accountability Foundation (CAAF).
Prêmio de ISC Jovens Líderes, entregue pelo diretor-geral da Iniciativa de Desenvolvimento da Intosai, Archana Shirsat:
- Instituições superiores de controle (ISC) da Costa Rica, Turquia e Jamaica. Os prêmios foram recebidos, respectivamente, por Erick Alvarado Munoz, Emine Ersoz e Nicaria Stewart.