Conselho Diretivo da Intosai aprova digitalização do quadro de normas de auditoria da organização

A conquista é fruto de pesquisa liderada pelo Tribunal de Contas Europeu (ECA), com o auxílio do Comitês de Normas Profissionais (PSC), presidido pelo TCU desde 2006

11/09/2022

A 76ª reunião do Conselho Diretivo da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), realizada na última terça-feira (8/11), no Rio de Janeiro, foi marcada pela aprovação da proposta de digitalização do Quadro de Pronunciamentos Profissionais da Intosai (IFPP). A conquista é fruto da chamada pesquisa do Componente 1, liderada pelo Tribunal de Contas Europeu (ECA), com o auxílio do Comitê de Normas Profissionais (PSC), presidido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2006.

trabalho, feito no intuito de descobrir como os usuários acessam as normas internacionais de auditoria e quais problemas encontram, levou dois anos para ser concluído. Demandou grande esforço de planejamento, discussões, oficinas e questionários com os usuários. Ele identificou que o quadro de normas da Intosai tem muitos problemas de duplicidade de documentos e contradições, em que uma norma do mesmo tema afirma algo diferente de outra. Além disso, o documento é extenso, com milhares de páginas e seu formato em PDF não facilita a busca por temas e não permite que o usuário faça referência cruzada.

O presidente em exercício do TCU, ministro Bruno Dantas, afirmou que essa será uma grande preparação do conteúdo realizado pela Intosai para os usuários da próxima geração. “Este é um instrumento importante para garantir a qualidade das normas da Intosai. Com clareza e coerência o processo vai melhorar a acessibilidade e as funções de busca”, pontuou o ministro ressaltando a importância das decisões aprovadas na reunião. “Esta reunião do Conselho Diretivo é um ponto alto nos preparativos da Incosai. As decisões que tomamos aqui têm impacto direto nos assuntos que vamos deliberar nas sessões plenárias gerais da nossa cúpula”, destacou Dantas.  

Para o vice-presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, a aprovação da digitalização do quadro de normas de auditorias é uma conquista importante para a organização. “Nós temos que fazer com que a tecnologia trabalhe a nosso favor. De todos os temas que trouxemos aqui hoje esse é o que trará maior impacto e benefícios, porque permitirá que todas as ISC do mundo tenham, em tempo real e on-line, acesso rápido e fácil às normas para uso em suas realidades”, declarou.

O ministro Vital do Rêgo lembrou ainda que a Intosai tem crescido nos últimos anos e mudanças são essenciais para a evolução da organização. “A Intosai está crescendo muito dentro de dois grandes conceitos. A voz global, ou seja, fazer com que a Intosai seja realmente uma organização que representa todo o mundo de controle global e, efetivamente, estar preparados para as grandes crises mundiais, crises econômicas, de sustentabilidade, climáticas e de saúde que são corriqueiras, por isso, a necessidade de que as nossas redes de controle estejam preparadas para enfrentá-las”, finalizou.

Durante a reunião, o TCU também aprovou os termos de referência sobre a força-tarefa que vai revisar e atualizar a política de comunicação da Intosai. O trabalho será liderado pelo Brasil com o apoio da Secretaria Geral da organização. Além disso, foi aprovada a iniciativa do TCU e da instituição superior de controle da Arábia Saudita para incentivar a pesquisa acadêmica em áreas que são de interesses das ISC.

Novo quadro de normas

A proposta do novo quadro de normas leva em conta quatro eixos estabelecidos na pesquisa: clareza, robustez, acessibilidade e relevância. São os quatro principais guias para que a equipe desenvolva um quadro de normas mais claro e mais amigável para o usuário. “Muitas ISC sentem que as repetições e sobreposições atrapalham a clareza do quadro de normas. Além disso, já é consenso de todos que o nosso quadro de normas está desatualizado no mundo moderno, afinal, documento PDF para impressão não é mais a realidade. Precisamos urgente de uma apresentação digital das normas e todos os benefícios que isto proporciona”, concluiu o presidente em exercício do TCU, ministro Bruno Dantas.

Conselho Diretivo da Intosai

reunião do Conselho Diretivo da Intosai ocorre anualmente e, a cada três anos, é realizada antes da abertura oficial da Assembleia Geral das Instituições Superiores de Controle (Incosai). É nessa reunião que todas as decisões estratégicas e administrativas da Intosai são tomadas. Suas decisões têm eficácia imediata, é como se fosse uma medida provisória. E a cada três anos, no Incosai, as decisões tomadas pelo Conselho Diretivo são referendadas.

Fazem parte desse grupo restrito, 22 membros eleitos no último Incosai. Além deles, participam também os chefes das organizações regionais. Neste ano, a reunião foi presidida pela Secretária-Geral da Intosai, Margit Kraker.

Atuação do TCU no PSC

Durante a reunião, também foram aprovadas quatro novas normas internacionais de auditoria, totalizando, então, 15 normas aprovadas nos últimos seis anos, quando o Brasil, por meio do TCU, presidiu o PSC e auxiliou os demais comitês e órgãos da Intosai no desenvolvimento dos trabalhos. Entre as novas auditorias aprovadas está a que prevê orientações para as competências dos auditores, que servirá para a profissionalização dos servidores do TCU.

O que faz o Conselho Diretivo da Intosai

Estão entre as atribuições do Conselho Diretivo da Intosai:

  • revisar e aprovar os estatutos e o plano estratégico da Intosai antes da aprovação pelo Congresso;
  • acompanhar a execução do plano estratégico;
  • aprovar os termos de referência e liderança dos comitês de metas da Intosai;
  • determinar se as qualificações das instituições superiores de controle e outros organismos (em caso de pedido de membro associado ou membro afiliado) que desejam ingressar na Intosai atendem aos requisitos de admissão e decidir sobre sua admissão;
  • reconhecer organizações regionais;
  • constituir comissões e designar seus presidentes;
  • aprovar o orçamento trienal, incluindo quaisquer recomendações para o reajuste das quotas dos membros;
  • aprovar os orçamentos anuais, tendo também em vista a implementação do plano estratégico da Intosai;
  • aprovar as providências necessárias em caso de superávit acumulado conforme estabelecido no regulamento e normas financeiras da Intosai;
  • examinar e aprovar o relatório anual da secretaria-geral e submetê-lo ao Congresso para endosso.

Membros do Conselho Diretivo e os representantes das regiões

1ChairmanAleksei KudrinRussian Federation
2First Vice-ChairmanBruno DantasBrazil
3Second Vice-ChairmanHussam bin Abdulmohsen AlangariSaudi Arabia
4Secretary GeneralMargit KrakerAustria
5MemberAbdelkader BenmaroufAlgeria
6MemberJesús RodríguezArgentina
7MemberTerrance BastianBahamas
8MemberKai HouChina
9MemberGirish Chandra MurmuIndia
10MemberYuji MoritaJapan
11MemberJunias Etuna KandjekeNamibia
12MemberKarl Eirik Schjøtt-PedersenNorway
13MemberNelson Shack YaltaPeru
14MemberMarian BanaśPoland
15MemberJosé TavaresPortugal
16MemberFuimaono Camillo AfeleSamoa
17MemberTsakani MalulekeSouth Africa
18MemberChanathap IndamraThailand
19MemberHarib Saeed Al AmimiUnited Arab Emirates
20MemberGene L. DodaroUnited States of America
plugins premium WordPress

Ministra

Ana Arraes

Presidente do Tribunal de Contas da União – Brasil (TCU)

É com grande satisfação e honra que o Tribunal de Contas da União sedia, no Rio de Janeiro, o XXIV Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores, a ser realizado em novembro de 2022.

O encontro acontece em um momento crucial. O mundo foi severamente atingido pela pandemia da Covid-19. Neste cenário, embora ainda não haja prazo para a crise ser totalmente superada, a importância da cooperação internacional se destaca cada vez mais.

Essa é uma crise que não tem fronteiras e, consequentemente, as soluções para resolvê-la também não podem ser realizadas de forma isolada. Juntos, podemos trabalhar e contribuir concretamente para atender com mais assertividade e qualidade às demandas de nossas sociedades.

O Incosai reúne, a cada três anos, representantes das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) de todo o planeta, para uma semana de debates e intercâmbio de melhores práticas. O objetivo das discussões é o aprimoramento do controle externo e da auditoria pública em um mundo em constante transformação.

Os desafios são muitos, mas acredito firmemente no sucesso do Congresso, sob a liderança do TCU, para ouvir a voz de todos e compartilhar os resultados com vistas ao benefício mútuo.
A realização do evento e a liderança da Intosai implicam benefícios que vão além da integração e da troca de experiências. Esse é um encontro que proporciona o desenvolvimento de ferramentas e de iniciativas que, no longo prazo, beneficiam a organização e a comunidade como um todo.

Frente a esse cenário desafiador, mas promissor, faço um convite a todas as EFS: envolvam-se, participem e tragam suas visões, dúvidas e dificuldades para o debate do XXIV Incosai.
Esta é uma oportunidade ímpar de ampliar a voz global da Intosai!

Estou segura de que a cooperação, o esforço conjunto e o empenho da nossa comunidade internacional de auditoria pública resultarão em um Congresso bem-sucedido, que gerará resultados concretos para os cidadãos de todo o mundo!

Ministra

Ana Arraes

President of the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU)

It is with great pleasure and honor that the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU) hosts the XXIV International Congress of Supreme Audit Institutions, to be held in November 2022, in Rio de Janeiro.

The event takes place at a crucial time. The world has been severely impacted by the Covid-19 pandemic. Even though we still cannot predict when this crisis will be overcome, this scenario highlights even more the importance of international cooperation.

This crisis has no borders and, consequently, the solutions to solve it cannot be carried out individually. By standing together we can work and contribute concretely to meet the demands of our society with more assertiveness and quality.

Every three years, INCOSAI gathers representatives of Supreme Audit Institutions from around the world for a week of debates and exchange of best practices. These discussions aim to improve external control and public auditing in a world in constant transformation.

The challenges are many, but I firmly believe that under the TCU’s leadership the Congress will succeed in listening to the voice of all and sharing the results, with a mutual benefit in mind.

The upcoming event and INTOSAI’s leadership imply benefits that go beyond integration and the exchange of experiences. This is a meeting that provides the development of tools and initiatives that, in the long run, benefit the organization and the community as a whole.

Given this challenging but promising scenario, I extend an invitation to all SAIs: get involved, participate and bring your visions, doubts and difficulties for debate at the XXIV INCOSAI.

This is a unique opportunity to amplify INCOSAI’s global voice!

I am confident that the cooperation, joint effort and commitment of our international public audit community will result in a successful Congress that will bring forth concrete results for citizens around the world!
Minister Ana Arraes, President of the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU