O Plano Operacional de Segurança do XXIV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai), que ocorre de 7 a 11 de novembro na cidade do Rio de Janeiro, foi apresentado ao presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, ao ministro Jorge Oliveira e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, na segunda-feira (10/10), no Rio. A apresentação foi feita pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Segundo o governador “ o Estado do Rio receberá de braços abertos todas as delegações e irá garantir a segurança de todos”.
Também estiveram presentes o diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes, o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Silvinei Vasques, e o chefe da Casa Civil do Estado, Nicola Miccione.
Outra reunião para debater o tema foi realizada, na quinta-feira (13/10), na Secretaria de Estado da Casa Civil, na cidade do Rio. Participaram representantes do TCU, das superintendências regionais da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal e das secretarias estaduais da Casa Civil, de Polícia Militar e de Polícia Civil.
Entre as ações do plano citadas estão: otimizar os serviços de imigração no Aeroporto do Galeão para os participantes do congresso; disponibilizar escolta para dignitários; reforçar a segurança de vias expressas; levantar informações de inteligência; realizar varredura em locais de interesse; reforçar o policiamento próximo aos hotéis cadastrados; e obter apoio das delegacias próximas aos locais de interesse.
Cerca de 800 profissionais da Polícia Militar, de diversos batalhões, atuarão nas ações do Plano Operacional de Segurança do XXIV Incosai. Até o momento, 644 participantes de 151 países e de 30 organizações multilaterais já se inscreveram. Reuniões semanais entre os participantes do grupo de trabalho de segurança pública serão realizadas até o início do congresso.
Plano Operacional de Segurança
O documento trata da chegada das delegações à cidade, da zona hoteleira oficial do Incosai e de seu local da realização, além dos eventos paralelos que integram o congresso. Os objetivos do plano são:
- regular os procedimentos a serem adotados pela corporação no desencadeamento das ações de segurança relativas ao congresso;
- integrar os órgãos de segurança (federal, estadual e municipal) e a fiscalização pública, intensificando as atividades de fiscalização e segurança;
- difundir dados e informações para o planejamento e a execução da polícia ostensiva e para a preservação da ordem pública em todo os locais de interesse relacionados ao congresso;
- e estabelecer os canais de ligação para disciplinar os procedimentos entre os órgãos envolvidos.
A execução será do 1º Comando de Policiamento de Área e do Comando de Policiamento Especializado, que farão o planejamento operacional para implantar o policiamento ostensivo destinado ao evento, incluindo a intensificação de viaturas nos locais de interesse relativos ao congresso, entre eles: Pão de Açúcar, Espaço Vivo Rio, no Aterro do Flamengo, Palácio do Itamaraty e Expomag, Antigo Centro de Convenções SulAmérica, onde o Incosai será realizado, além dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont e da região hoteleira destinada aos congressistas.
Da Redação/Secom