Tribunal destaca desempenho do Brasil à frente do PSC com aprovação de 15 novas normas

Após seis anos de trabalho, o TCU deixa um legado de sucesso no Comitê de Normas Profissionais (PSC) com a aprovação da proposta de digitalização do quadro de normas e de 15 novas normas internacionais de auditoria

11/09/2022

Após seis anos presidindo o Comitê de Normas Profissionais (PSC) da Organização Internacional das Instituições Superiores (Intosai), o Tribunal de Contas da União (TCU) deixa um legado de sucesso na comissão. No total, 15 novas normas internacionais de auditoria foram aprovadas no período. Entre elas, a que prevê orientações para as competências dos auditores e que servirá para a profissionalização dos servidores do TCU. Também foi destaque o resultado de uma pesquisa que mostrou a necessidade de digitalização do Quadro de Pronunciamentos Profissionais da Intosai (IFPP).

O legado foi destaque durante a reunião dos comitês de meta da organização realizada nesta terça-feira (8/11), durante a XXIV Assembleia Geral de Instituições Superiores de Controle (Incosai), no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez que os comitês de normas da organização participaram juntos desta deliberação. Além do PSC, o encontro contou com a presença dos dirigentes do Comitê de Criação de Capacidades (CBC) e do Comitê de Compartilhamento de Conhecimento (KSC), que apresentaram os resultados do trabalho realizado pelo grupo nos últimos três anos.

O vice-presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, destacou a tecnologia como a principal ferramenta para o desenvolvimento da organização. “A auditoria está mudando e temos que oferecer os produtos e serviços da Intosai para a geração digital de forma fácil de usar.” Ele frisou que nos próximos anos o mundo vai mudar muito e a Intosai precisa se manter atualizada e fez um pedido. “Toda a comunidade Intosai precisa contribuir para esta tarefa e pedimos que nos apoiem: vamos cooperar com o PSC para garantir que o quadro de normas da Intosai continue no estado de arte e referência para normas relevantes e robustas de auditoria pública.”

As normas elaboradas e aprovadas pela Intosai têm importância global e contribuem para a qualidade das auditorias realizadas ao redor do mundo, trazendo melhores práticas e resultados para a sociedade. O trabalho feito pelo comitê ajuda a promover instituições superiores de controle (ISC) fortes, independentes e multidisciplinares, incentivando, assim, a boa governança.

Para a secretária de Relações Internacionais do TCU, Paula Hebling Dutra, a presidência do comitê trouxe grande aprendizado para o tribunal. “Nossa cooperação internacional está mais profissional e relevante, tanto para a Intosai, como para o TCU, graças a essa experiência. Estamos mais bem preparados para assumir o novo desafio internacional: a presidência de toda Intosai pelo período de 2023 a 2025”, destacou Paula, reforçando a missão da Corte de Contas à frente da Intosai. “Com essa tarefa, podemos contribuir para a voz global da organização e trazer mais benefícios para o TCU e o Brasil.” 

Ao final da Incosai o Brasil passará a presidência do PSC para o Tribunal de Contas da União Europeia (ECA), que terá como presidente a ministra Iliana Ivanova, natural da Bulgária. O Brasil torna-se vice-presidente, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2016, em Abu Dhabi, Emirados Árabes. 

Um pouco mais da liderança brasileira

Nesses seis anos, o Brasil foi responsável por criar a função de apoio técnico para elaboração de normas internacionais de auditoria pública, composta por três auditores (dois na Tanzânia e um na Romênia).  Também foi estabelecida uma rede de tradutores voluntários para contribuir com a qualidade da linguagem técnica das traduções de normas. Por fim, foi criada uma rede de oficiais de ligação, da qual o TCU participa e que serve como ponte de informação entre a coordenação das normas e os auditores usuários das normas. 

Abaixo a lista das 15 novas normas internacionais aprovadas nos últimos seis anos:

  1. INTOSAI P10: Declaração do México sobre a independência das ISC (revisão);
  2. INTOSAI P50: Princípios das atividades jurídicas das ISC;
  3. ISSAI 150: Competências dos auditores;
  4. ISSAI 200: Princípios de auditoria financeira;
  5. ISSAI 2000: Aplicação dos padrões de auditoria financeira;
  6. GUID 1950: Orientações sobre o desenvolvimento de quadros de competência para auditores;
  7. GUID 1951: Orientações sobre o desenvolvimento de trajetórias para o desenvolvimento profissional dos auditores;
  8. GUID 2900: Orientações sobre os Padrões de Auditoria Financeira;
  9. GUID 4900: Orientações sobre autoridades e critérios a serem considerados durante o exame dos aspectos de regularidade e adequação durante a auditoria de conformidade;
  10. GUID 5100: Orientações sobre auditoria de sistemas da informação;
  11. GUID 5250: Orientações sobre auditoria de dívida pública;
  12. GUID 5290: Orientações sobre auditoria do desenvolvimento e utilização de indicadores nacionais fundamentais;
  13. GUID 5320: Orientações sobre auditoria de privatizações;
  14. GUID 5330: Orientações sobre auditoria de gestão de catástrofes;
  15. GUID 5280: Orientações sobre auditoria de compras públicas.

Sobre o PSC 

Parte da missão da Intosai é fornecer padrões de auditoria de alta qualidade para o setor público. E o PSC é o comitê, dentro do organismo internacional, responsável pela promoção, manutenção e desenvolvimento do quadro de Pronunciamentos Profissionais da Intosai, o antigo quadro das ISSAI (em que as iniciais significam, em português, Normas Internacionais de Auditoria das Entidades de Fiscalização Superior). 

O Tribunal assumiu a presidência do PSC na gestão do ministro Aroldo Cedraz, em 2016.  A Secretaria de Relações Internacionais (Serint) é, na atual estrutura do TCU, a unidade responsável por ajudar a conduzir e executar as ações sob a responsabilidade do Tribunal no PSC. No comitê, cabe ao TCU conduzir o processo de elaboração das normas internacionais.

Depois de aprovadas, o TCU deve dar publicidade às normas. Para isso, gerencia o canal www.issai.org, onde estão concentradas todas as normas (princípios, normas propriamente ditas e diretrizes). O Tribunal é responsável por traduzir as normas aprovadas para outros idiomas, além de diagramá-las e incluí-las no site.

Sobre o CBC

Comitê de Capacitação (CBC) tem como principal objetivo desenvolver as capacidades e competências profissionais das instituições superiores de controle por meio de treinamento, assistência técnica e outras atividades de desenvolvimento.

Atualmente é presidido pela ISC da África do Sul. O CBC levou uma proposta sobre sustentabilidade para o XXIV Incosai. Um desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades. 

Sobre o KSC

O Comitê de Compartilhamento de Conhecimento (KSC) é uma associação aberta que constitui grupos de trabalho diversos em diferentes temáticas. As principais tarefas são incentivar a cooperação, a colaboração e a melhoria contínua das ISC por meio do compartilhamento de conhecimento, como fornecer referências, conduzir estudos de melhores práticas e realizar pesquisas sobre questões de interesse e preocupação mútua. Atualmente o comitê é presidido pela ISC da Índia. 

plugins premium WordPress

Ministra

Ana Arraes

Presidente do Tribunal de Contas da União – Brasil (TCU)

É com grande satisfação e honra que o Tribunal de Contas da União sedia, no Rio de Janeiro, o XXIV Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores, a ser realizado em novembro de 2022.

O encontro acontece em um momento crucial. O mundo foi severamente atingido pela pandemia da Covid-19. Neste cenário, embora ainda não haja prazo para a crise ser totalmente superada, a importância da cooperação internacional se destaca cada vez mais.

Essa é uma crise que não tem fronteiras e, consequentemente, as soluções para resolvê-la também não podem ser realizadas de forma isolada. Juntos, podemos trabalhar e contribuir concretamente para atender com mais assertividade e qualidade às demandas de nossas sociedades.

O Incosai reúne, a cada três anos, representantes das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) de todo o planeta, para uma semana de debates e intercâmbio de melhores práticas. O objetivo das discussões é o aprimoramento do controle externo e da auditoria pública em um mundo em constante transformação.

Os desafios são muitos, mas acredito firmemente no sucesso do Congresso, sob a liderança do TCU, para ouvir a voz de todos e compartilhar os resultados com vistas ao benefício mútuo.
A realização do evento e a liderança da Intosai implicam benefícios que vão além da integração e da troca de experiências. Esse é um encontro que proporciona o desenvolvimento de ferramentas e de iniciativas que, no longo prazo, beneficiam a organização e a comunidade como um todo.

Frente a esse cenário desafiador, mas promissor, faço um convite a todas as EFS: envolvam-se, participem e tragam suas visões, dúvidas e dificuldades para o debate do XXIV Incosai.
Esta é uma oportunidade ímpar de ampliar a voz global da Intosai!

Estou segura de que a cooperação, o esforço conjunto e o empenho da nossa comunidade internacional de auditoria pública resultarão em um Congresso bem-sucedido, que gerará resultados concretos para os cidadãos de todo o mundo!

Ministra

Ana Arraes

President of the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU)

It is with great pleasure and honor that the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU) hosts the XXIV International Congress of Supreme Audit Institutions, to be held in November 2022, in Rio de Janeiro.

The event takes place at a crucial time. The world has been severely impacted by the Covid-19 pandemic. Even though we still cannot predict when this crisis will be overcome, this scenario highlights even more the importance of international cooperation.

This crisis has no borders and, consequently, the solutions to solve it cannot be carried out individually. By standing together we can work and contribute concretely to meet the demands of our society with more assertiveness and quality.

Every three years, INCOSAI gathers representatives of Supreme Audit Institutions from around the world for a week of debates and exchange of best practices. These discussions aim to improve external control and public auditing in a world in constant transformation.

The challenges are many, but I firmly believe that under the TCU’s leadership the Congress will succeed in listening to the voice of all and sharing the results, with a mutual benefit in mind.

The upcoming event and INTOSAI’s leadership imply benefits that go beyond integration and the exchange of experiences. This is a meeting that provides the development of tools and initiatives that, in the long run, benefit the organization and the community as a whole.

Given this challenging but promising scenario, I extend an invitation to all SAIs: get involved, participate and bring your visions, doubts and difficulties for debate at the XXIV INCOSAI.

This is a unique opportunity to amplify INCOSAI’s global voice!

I am confident that the cooperation, joint effort and commitment of our international public audit community will result in a successful Congress that will bring forth concrete results for citizens around the world!
Minister Ana Arraes, President of the Federal Court of Accounts – Brazil (TCU